Há muitos e muitos anos, praticava-se a contação de histórias como uma das mais antigas formas para o homem absorver os valores praticados no convívio humano e social e para compreender melhor as condutas que regem as comunidades em que se insere.

Praticadas na educação e na formação de crianças, as histórias podem ser utilizadas para ajudá-las a entender o mundo à sua volta. Elas transmitem valores morais, estimulam suas emoções, além de desenvolver nelas o gosto que as atrairão para a leitura quando mais velhos.

Mas ainda existem inúmeros outros benefícios que crianças podem obter com a contação de histórias, e este é o tema do nosso post de hoje. O mais bacana é que, independente da idade, todos podem usufruir desses benefícios!

Se você deseja cada vez mais nas suas turmas investir nesta prática, esperamos colocá-lo no caminho certo com as dicas que daremos a seguir.

Caso tenha, deixe abaixo nos comentários. Boa leitura!

Sobre a contação de histórias

Antes de falarmos sobre o papel da contação de história na educação infantil, vale a pena entender um pouco mais sobre essa, que é uma das atividades mais remotas de que se tem registro na humanidade.

Desde o início do desenvolvimento das suas habilidades de comunicação e fala, o ser humano conta histórias. Entre os povos ancestrais, elas promoviam momentos de união, confraternização e trocas de experiências. A contação de histórias também ajudava os povos antigos a passarem o tempo e a vencerem o tédio.

Além disso, as histórias são também a maneira mais significativa que a humanidade encontrou para expressar as experiências que nas narrativas realistas não acontecem.

Com o passar dos anos, as histórias se tornaram também uma forma de preservar as culturas e os valores, e de compartilhar o conhecimento com outros povos e gerações posteriores.

Desta maneira, não há como negar que as histórias tiveram um importante papel no processo evolutivo da humanidade.