Espetáculo Guara-Mamo conta causos e contos de mestres do Vale do Gramame no Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri
O Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri apresenta nesta sexta-feira, dia 21 de junho, o espetáculo teatral Guara-Mamo, da Cia Mutuca de Circo e Teatro (João Pessoa-PB).
Guara-Mamo conta com três contadores de histórias que se desdobram em vários personagens e um músico construindo a trilha sonora desta aventura. O espetáculo remonta contos e causos dos mestres e mestras do Vale do Gramame em uma mescla de poesia, circo, teatro, música e muita imaginação.
Como um mergulho em um rio de águas profundas, estes contadores carregam o público a um mundo imaginário repleto de fantasias e também de verdades, com relatos que colocam em suspensão nossos conhecimentos e trazem à tona a sabedoria de um povo que está na gênese de nossa sociabilidade. São quatro histórias que chamam atenção pelo seu criativo enredo, pela emoção de cada uma e pelos seus desfechos surpreendentes.
O Espetáculo Guara-Mamo será encenado no Teatro do Centro Cultural Banco do Norte Cariri nesta sexta-feira, dia 21 de junho, às 19h30. A entrada é franca e a classificação indicativa é livre. Os ingressos começam a ser distribuídos a partir das 13h na recepção.
Sobre o Vale do Gramame
O Vale do Gramame está localizado às margens do Rio Gramame, que marca a divisa dos municípios de João Pessoa e Conde, na Paraíba. A área rural é formada pelas comunidades de Engenho Velho, Gramame e Ponta do Gramame, em João Pessoa, e Mituaçu, comunidade quilombola e indígena no município do Conde.
A história da comunidade está relacionada à conquista da Parahyba pelos portugueses e a criação da capitania, incluindo a fundação dos aldeamentos indígenas de Jacoca e Pindauna. A região era o berço dos engenhos de produção de açúcar e o Vale do Gramame estava inserido no projeto colonizador português.